Carnaval é o período de festas que antecede a Quaresma e é comemorado em várias partes do mundo. Tem duração de três dias, do domingo até a terça-feira gorda (no Brasil esse período é por vezes maior) onde na quarta-feira feira de cinzas é dado início a quaresma.
A origem do nome “carnaval” é meio incerta. Uma das origens difundidas na internet é a de quem viria do grego "carnis valles", onde “carnis” significa carne e “valles” seria prazeres. Alguns estudos apontam para outra origem diferente desta, a de que viria do latim “caro levare” que daria origem a “carnis vale” “adeus à carne”. Faremos uma breve analise destas origens, apenas com o intuito de conhecermos um pouco da história e de suas possíveis etimologias, não tendo com isso a intenção de chegar a uma origem definitiva.
A primeira possibilidade é de que viria de grego “carnis valles” (“carnis” = carne; “valles” = prezeres). Olhando em dicionários e tradutores as palavras carne e prazer (e similares) em grego temos os seguintes resultados:
Carne
Κρέας (kreas) carne, alimento (I Co 8:13)
Σάρκα (sarka) carne, parte sólida do corpo exceto os ossos, natureza humana (Rm 8:8)
Prazer
Ηδονή (idoni) desejo sensual, deleite
Τέρπω (terpo) satisfazer, prazer
Essas são algumas palavras para carne e prazer no grego, não foi encontrada referência às palavras “carnis” nem “valles”. Para então termos a expressão “prazeres da carne”, em grego, o correto seria “ηδονές της σάρκας” (i̱donés ti̱s sárkas).
A segunda hipótese é a de que o termo veio do latim “caro levare”. Desta vez procederemos de forma inversa buscando a tradução do latim para as palavras “caro”, “levare”, “carnis” e “vale”.
CARO
Necmettin TAN: carne
Latin Dictionary and Grammar Aid: carne
LEVARE
John Madsen: a cobrar, para remover
Perseus Digital Library: Para tirar, tomar
CARNIS
F. Magalhães: carne
F. E. J. Valpy: a carne de animais, dos pássaros, animais, peixes.
VALE
Charlton T. Lewis, Charles Short: adeus
F. E. J. Valpy: adeus
Pelos significados vistos acima as expressões “caro levare” e “carnis vale” tendem a um mesmo sentido, a ausência da carne. Vale aqui salientar que a palavra “caro” em latim vem da palavra grega “Κρέας” (kreas), com o mesmo sentido de carne (alimento).
Vemos com isso que provavelmente a origem da palavra carnaval seja do latim e tenha como ideia principal a retirada da carne do jejum ocorrido durante a quaresma. Mas como já havia sido dito no começo este é apenas um breve estudo e não uma conclusão definitiva.
http://www.meusdicionarios.com.br/
http://www.etymonline.com
http://www.perseus.tufts.edu
http://www.latin-dictionary.org/
http://www.archives.nd.edu/
http://latindictionary.wikidot.com/
Greek Dictionary Of The New Testament, James Strong, The Ages Digital Library
An etymological dictionary of the Latin Language, Rev. F. E. J. Valpy, Trinity College
Dicionário Português-Latim, F. Magalhães, Editora LEP S.A.
4 comentários:
Worry gives a small thing a big shadow.
A man who never recognises its mistakes will never know peace.
Interessante estas colocações e principalmente porque a idéia original de carnaval deriva dos entrudos portugueses, onde as pessoas jogavam umas nas outras ovos, água e farinha. Em países como França e Itália as pessoas saíam às ruas com mascaras e fantasias, de onde foram incorporados ao carnaval brasileiro o pierrô, a colombina e o rei momo. Sendo que como o carnaval não é uma festa típica brasileira, mas sim dos países de tronco linguístico latino, penso que derivação grega seria um tanto quanto impróprio. Além de que o carnaval segundo a tradição católica antecede o período da quaresma(renovação espiritual), sendo assim um período de se dar adeus à carne(natureza humana propensa ao pecado).
Mas mesmo assim vale salientar que:O rei Momo é inspirado na mitologia grega, em que Momos era um personagem mitológico que personificava a ironia e o sarcasmo. No Brasil, este personagem mitológico foi adaptado para as festas carnavalescas, tornando-se um dos principais símbolos do carnaval aparecendo no Brasil nos carnavais do começo da década de 1930.Usando um gorro com guizos e segurando em uma mão uma máscara e na outra uma boneca, ele vivia rindo e tirando sarro dos outros deuses, aprontou tantas que acabou expulso do Olimpo(semelhante a satanás expulso da morada do Deus altíssimo), a morada dos deuses. Essa figura começou a fazer parte de algumas festas romanas mesmo antes da era Cristã e nas bacanais romanas era um dos mais belos soldados.No Brasil, a tradição de eleger um Rei Momo durante o Carnaval apareceu primeiro no Rio de Janeiro, em 1933. Naquele ano, a coroa foi entregue ao jornalista Morais Cardoso, que ocupou o trono até morrer, em 1948. "No seu reinado, o Rei Momo recebe a chave da cidade, que simbolicamente governa durante o Carnaval".(o que será que isso simboliza? Julgue cada um a sua maneira!!!!)
Postar um comentário