Promova!

Convite à busca

Pesquisa personalizada

Contato online

terça-feira, 27 de novembro de 2007

O significado do Natal

Hoje em dia algumas datas perderam seu significado principal ou original, e uma delas, infelizmente, tem sido o Natal.

Quando vai chegando essa época do ano as pessoas vão tirando suas economias para a compra de presentes para seus familiares e amigos, as mães vão dizendo (ou melhor iludindo) seus filhos com histórias de papai Noel, montam-se árvores, guirlandas, ceia, peru, viagem, etc, tudo tem de ser planejado, mas e o Natal, onde entra nessa história e o verdadeiro significado dele será que realmente está sendo comemorado?


Natal” é uma palavra comum e de significado simples, vem do latim “natale” que é “relativo ao nascimento” como podemos perceber do tratamento dado a mulher antes do parto: o “pré-natal”. Se natal é relativo ao nascimento, de quem é o nascimento? Vamos ao inglês: “Merry Christmas”. Diferente do português essa expressão fala mais sobre a data. “Merry” significa “Full of high-spirited gaiety; jolly” já “Christmas” é a junção de duas palavras “Christ” e “Mas” que significam respectivamente Cristo e “mas” é relativo à celebração religiosa é daí que vem a palavra “missa”. Ao pé da letra ficaria algo como “Feliz Celebração a Cristo” ou algo assim.

Correto, vamos celebrar o nascimento de Cristo, mas o que isso significa para você, para mim e para toda a humanidade?

O nascimento de Cristo vem sendo algo esperado a milênios pelos judeus e anunciada na Tanakh ou Tanach (equivalente ao Antigo Testamento cristão) desde o primeiro livro o Bereshit (livro de Genesis) quando diz que a “semente” da mulher vai pisar a cabeça da serpente (Gn 3:15).

O significado da sua vinda pode ser vista pela passagem de Is 7:14 “Portanto o mesmo Senhor vos dará um sinal: Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, e chamará o seu nome Emanuel”. Emanuel significa “Deus conosco” isso nos fala que Deus veio até nós, seu nascimento é justamente esse maravilhoso fato, Deus habitando conosco. Jesus veio para os “seus” e eles não o receberam, mas a todos os que o receberem deu o direito de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome (Jo 1:11-12).

E você? Está deixando Deus habitar na sua vida? Você recebeu Jesus ou está esperando papai Noel? Este Natal você está preocupado em tão preocupado em receber tanta gente e está deixando o nosso Senhor em segundo ou terceiro plano?

O Natal meus amados antes de uma confraternização entre irmãos é uma celebração que comemora o Emanuel, o Deus conosco, que nos ajuda, nos cura, alegra, ampara, aconselha e principalmente nos salva. E se em você ainda não aconteceu o genuíno Natal, aconselho abra a porta do teu coração e ele verdadeiramente irá habitar convosco (Ap 3:20).


Que Deus os Abençoe.

Um comentário:

Unknown disse...

interresante...eu espero Jesus